top of page

HEY, VAI TER POCH SIM!

  • Layze Luzial
  • 17 de out. de 2016
  • 5 min de leitura

Hey, meus lindos! Hoje vamos falar sobre pochetes SIM! As polêmicas pochetes?! Acho que o ‘polêmicas’ ficou no passado, hein?! Descubra mais sobre a POCH, marca criada pelas queridíssimas sócio-fundadoras, Paloma Borges e Thaissa Becho. Com um ar de jovialidade, a POCH traz pra gente um novo conceito da boa e velha pochete, acompanhada de funcionalidade e estilo próprio. As duas abrem o jogo e contam tudo sobre a marca para nós!



Fotografia || Géssica Hage



Fotografia || Marcella Zamith

Thaissa nos revela que tudo começou quando,​sua sócia, Paloma, em sua época preferida do ano, o carnaval, percebeu que muitas pessoas carregavam doleiras nos blocos de rua do Rio, justamente por ser uma época que bolsas não são as melhores amigas de ninguém no meio da bagunça.​​ Sem conseguir abandonar o styling, ela percebeu que as fantasias, tão elaboradas, ​​mereciam algo mais especial do que as tais doleiras e o aspecto desanimado de seu algodão cru, foi aí que começou a querer mudar essa história. Ela ainda complementa “As pochetes logo vieram na cabeça, mas aquele formato já conhecido dos anos 80/90 não chegava aos pés de todo o exagero das ideias que borbulhavam.” Logo, pensaram “Seria incrível poder criar modelos que complementassem os personagens dos nossos Carnavais!”. E então, as ideias foram surgindo.​​ Thaissa havia feito uma viagem pra Londres em busca de referências e pesquisa de formatos e materiais, e essa foi a inspiração para tirar as ideias do papel. As duas revelam com alegria “a POCH e sua coleção 'Coisas Que' nasceu em plena sexta 13 de 2015, 24 horas antes do primeiro jato de purpurina do Céu na Terra!”.


Ao perguntar sobre a sociedade, elas dizem “somos sócias hoje, mas há quase 9 anos somos também melhores amigas! A gente se conhece desde pequenas, estudamos juntas nas mesmas escolas, mas a história toda se intensificou mesmo na época da faculdade, quando entramos juntas no curso de moda do Senai Cetiqt, o engraçado é que a gente sempre pode se complementar muito bem”. Retratam que, diante da confecção, enquanto a Thaissa é mega manual, detalhista e ama atuar na criação de produtos, modelagem, costura, ou seja, todo o processo que envolve o desenvolvimento de uma peça, a Paloma já é completamente voltada pra criação de imagens, styling e comunicação. Ao entrarem no mercado de trabalho, não demorou muito para se esbarrarem novamente e se reencontrarem na Cantão, Thaissa no Estilo, Paloma na Produção de Moda. Anos depois, veio a POCH, e olha elas juntas de novo!


Fotografia || Juliana Rocha



​​​Agora, elas estão no início de nossa segunda coleção. O nome das suas coleções é Coisas Que e são compostas por 19 modelos divididos em grupos: Coisas Que Crescem, Coisas Que Quanto Mais Melhor, Coisas Que Voam, Coisas Que Vivem na Água, Coisas que Nadam e Coisas que Hmmm!


Segundo as sócias, a cada dia elas pensam em algo novo pra adicionar nessa história, a cada dia alguém pede pra fazermos seu objeto preferido. Então, para as próximas continuaram criando “Coisas Que a imaginação permitir"! Nas inspirações estão diversas coisas do cotidiano. “O importante pra virar POCH é essa tal coisa causar surpresa se vista desfilada nas cinturas por aí, como o modelo de Lagosta, ou o ovo frito, por exemplo”, as duas revelam.


Mas tudo exige esforço e dedicação, não é verdade?! Elas afirmam que o mais difícil foi dar o primeiro passo. Thaissa diz “O novo, às vezes, te assusta. Abrir uma marca envolve descobrir e experimentar processos, dos criativos aos burocráticos (e ahhh...Esses então... rsrs). Ainda estamos experimentando algumas primeiras vezes e é um aprendizado diário que também envolve erros para chegar aos acertos”.​​​





























Fotografias || Gabriel Klein



Quanto aos obstáculos do mercado, elas ressaltam o quanto é desafiador se destacar entre tantas novas marcas online, por isso procuram fazer um produto que tenha um diferencial e que atenda ao cliente de uma maneira que nenhum outro consiga. ​​Outro desafio é se manter durante os anos com um carro chefe que carrega a marca, no caso, as pochetes. Segundo as sócias, pessoas perguntam se elas não tem interesse de expandir a linha de produtos, mas, no momento, o desejo delas “é levar as pochetes para as mais infinitas possibilidades, até onde nossa imaginação permitir”.


Fotografia || Francisco Costa

​​ Ao identificar um público alvo, Thaissa e Paloma explicam “a atitude de quem veste uma POCH não se limita em nenhuma idade ou gênero e tem tudo a ver com o lúdico, com a fantasia, com o não se levar tão a sério! Acreditamos que por isso a gente converse com crianças, jovens e adultos, das mais diversas identidades sociais”. Esclarecem que o objetivo maior da marca é desconstruir ideias padronizadas pelo coletivo, injetar bom humor no cotidiano com nossos formatos e proporcionar algo único e inusitado, além de querer destorcer os narizes afora sobre as pochetes, porque pode ser legal sim! Mas sem limitar o uso, porque se a pessoa quiser tirar a alça, ou usar no ombro, ou atravessada, há essa possibilidade também, sem problemas! Por fim, ressaltam “O objetivo com essa história toda é de lembrar que a moda não precisa ser levada tão a sério com nó de gravata, a gente quer fugir do mais do mesmo e da monotonia, a gente quer se divertir com isso, a gente quer que vocês se divirtam!”.​


Quando a pergunta foi sobre o momento que elas perceberam os retornos grandiosos trazidos pela POCH, as sócias brincam “Olha, a gente precisa confessar que não somos do tipo de voar baixo na imaginação não!”. Ainda bem que não, NÉ?! Elas já tinham sonhado com uma série de realizações que no começo pareciam distantes, mas quando, em pouco tempo de marca, viram “o filho nascendo e andando sozinho”, o que, pra elas, deu aquela sensação mista de surpresa com orgulho de estar no caminho certo, acrescentando “isso foi desde as parcerias com potências do varejo como a FARM e a Melissa, até o espaço aberto para falar de nosso trabalho por profissionais que sempre admiram, como a Lilian Pacce”.


Fotografia || Renato Índio do Brasil



Nenhuma delas argumentou o interesse de desistir do projeto da marca em momento algum, confessando “a forma em que acreditamos no que estamos fazendo é muito latente e é fomentada pela resposta positiva do público”. E elas deixam um conselho quem quer iniciar uma marca: desafiar-se a fazer a diferença, a contribuir de alguma forma em que acreditem e se jogar!


Tudo envolve esforço e, durante um ano e meio de trajetória, elas duas se envolveram num período de muito trabalho, aprendizado e realizações para a POCH. Dizem, que até agora, o que estão levando de bagagem, “junto com nossos muitos metros de vinil”, elas brincam, “é o contentamento de uma resposta rápida e positiva, as experiências que vivenciaram para aprimorar cada vez mais o negócio, a certeza de que experimentar, arriscar e questionar é sempre preciso, e o grande espaço em branco que queremos preencher com muita história daqui pra frente”.



Fotografia || Felippe Nardi



Agradeço ao carinho da Paloma Borges e da Thaissa Becho que se mostraram tão solícitas em disponibilizarem de seu tempo tão concorrido para fazer parte desse projeto que é o Hey Lala! Blog. Espero que tenham gostado e valorizem o objetivo verdadeiro da moda. Ela é muito mais do que uma etiqueta ou sofisticação. Ela é uma extensão de nós. Como queremos que o mundo nos veja.





Contribuições fotográficas: Felippe Nardi, Gabriel Klein, Géssica Hage, Juliana Rocha, Marcella Zamith e Renato Índio do Brasil.


____________________________________________________________________________________________



Curtiu a POCH? Encontre os produtos nas lojas Void General Store (RJ e POA) e nas lojas FARM.



|| Hey, abra a mente, explore sua personalidade e permita-se! ||




Comentários


HEY, SIGA-NOS

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon

FIQUE LIGADO!

POPULAR POSTS

TAGS

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White YouTube Icon

© 2023 by Annie Branson. Proudly created with Wix.com

bottom of page